PARAGUAI

Ao longo do processo de consolidação da REAF o funcionamento das Seções Nacionais tem sido gerido pelos coordenadores nacionais, e há uma expressiva participação da sociedade civil por meio das organizações da agricultura familiar.

Esse tem sido um fator essencial para que se consiga trazer à agenda da Reunião temas que abarquem a enorme diversidade existente dentro de cada país e no conjunto do bloco. Contribui também para que a elaboração de propostas e recomendações inclua situações gerais e específicas dos diversos grupos sociais, abordando as necessárias variáveis de forma e conteúdo com flexibilidade, de modo a ampliar o alcance do debate sobre a integração regional e os benefícios que ela pode produzir.

As organizações sociais incluem agricultores familiares e camponeses, os assalariados rurais, trabalhadores sem terra, mulheres rurais, e outras, alcançando ainda instituições civis de outra ordem, como é o caso das universidades ou aquelas que reúnem pesquisadores empenhados em estudos e pesquisas referentes à agricultura familiar e camponesa na região do Mercosul.

Com isso as Seções Nacionais da REAF têm podido manejar a grande diversidade existente em cada um dos países em seus trabalhos, sempre que as organizações participantes constituam referência em relação à agricultura familiar.

Ou seja, o denominador comum dessa participação em relação às organizações convocadas que têm permanecido ativas nas Seções Nacionais, é o do compromisso de, com sua participação, contribuírem para alcançar uma maior e melhor integração do Mercosul, ainda que tenham origens, dimensões e âmbito de atuação muito diverso.
Organizações de âmbito regional têm sido importantes no fortalecimento da REAF.  O trabalho da Confederación de Organizaciones de Productores Familiares del MERCOSUR (Coprofam) contribui nas discussões e no aporte de conhecimento regional e na articulação de suas organizações filiadas para que participem das Seções Nacionais e incorporem também outras entidades ligadas à questão da Agricultura Familiar.

 

Como aumentar o tamanho do texto Fechar

Internet Explorer

No Internet Explorer (em sua versão 7.0), existem duas possibilidade para se aumentar o tamanho do texto das páginas que você visualiza e a primeira delas é através do atalho do teclado. Basta que você segure a tecla Ctrl e então pressione a tecla + para aumentar e – para diminuir a aproximação. Deste modo, você irá aproximar não somente o texto, mas também todas as imagens presentes e quadros presentes em determinada página

A segunda opção permite que você aumente somente o tamanho dos textos escritos na página visitada. Para isso, pressione a tecla Alt para que a barra de ferramentas possa ser visualizada. Então, vá em Exibir > Tamanho da Fonte e escolha entre Muito Grande, Grande, Médio, Pequeno e Muito Pequeno.


Mozilla Firefox

Do mesmo modo como acontece no IE, o Firefox também pode ter seu zoom aumentado ou diminuído através do atalho de teclado. Segure a tecla Ctrl e então pressione + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para que o nível de aproximação volte a 100 %.

Você ainda poderá fazer o mesmo processo através do caminho Exibir > Zoom. O Firefox possui ainda um recurso a mais, pois nele é possível habilitar a opção Somente do texto e então alterar o nível de aproximação somente do texto através do atalho do teclado.


Opera

O Opera tem funções iguais as do Firefox, com exceção da opção de aumentar somente o tamanho do texto. Utilize o atalho com as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar ao nível normal de aproximação da página.

Estas alterações também podem ser feitas através da barra de ferramentas. Para isso vá em Exibir > Zoom e então selecione um dos valores pré-definidos ou então clique em + 100%, - 100%, +10% ou – 10% para aumentar ou diminuir a porcentagem da aproximação.


Google chrome

No Google Chrome você também tem duas possibilidades para alterar o nível de aproximação das páginas que visita. Utilize as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar o zoom ao normal.

Através da barra de ferramentas, você pode clicar em Controlar a página atual > Zoom e então escolha aumentar ou diminuir a aproximação de página visitada.