Seguro Agrícola e Gestão de Risco

O seguro rural e a gestão do risco para atividades agrícolas, sobretudo para a agricultura familiar, são preocupações para todos os Estados Partes do Mercosul, já que são ferramentas de apoio à segurança alimentar e nutricional e de gestão das vulnerabilidades de populações sujeitas a riscos climáticos. Neste sentido, o Grupo Temático Seguro Agrícola e Gestão de Risco tem analisado programas, experiências e iniciativas dos países da América Latina e recomendado diretrizes para a ação pública.

Um dos avanços é a recomendação aprovada pelo GMC que estabelece parâmetros comuns e incentiva a convergência entre as políticas de seguro rural nos países, considerando suas peculiaridades de solo, clima, espécies, tradições e culturas.

As formulações e estudos do GT proporcionam o intercâmbio entre as entidades responsáveis pelo tema. Cada país apresenta suas ferramentas e oferece apoio em temas como zoneamento agrícola, tecnologias e infraestrutura de monitoramento de clima e desempenho de lavouras, bancos de dados, modelos de avaliação de risco, séries históricas climáticas, entre outros.

O objetivo é criar condições para um futuro sistema compartilhado de avaliação de riscos climáticos e agropecuários. A capacitação de técnicos de seguro e dos agricultores em boas práticas para redução de riscos são consideradas ações estratégicas, sempre respeitando a complexidade do tema, as características socioeconômicas e ambientais de cada país.

Os intercâmbios de cooperação técnica, de forma bilateral, são estimulados e encarados como acúmulo para as futuras iniciativas de convergência entre esses sistemas nacionais, sobretudo as políticas que envolvam políticas públicas.

Principais temas do GT

- Capacitação de técnicos e agricultores;
- Intercâmbio entre órgãos nacionais;
- Estímulo a acordos bilaterais;
- Formatação de parâmetros comuns sobre gestão de riscos da agricultura familiar no Mercosul.

Como aumentar o tamanho do texto Fechar

Internet Explorer

No Internet Explorer (em sua versão 7.0), existem duas possibilidade para se aumentar o tamanho do texto das páginas que você visualiza e a primeira delas é através do atalho do teclado. Basta que você segure a tecla Ctrl e então pressione a tecla + para aumentar e – para diminuir a aproximação. Deste modo, você irá aproximar não somente o texto, mas também todas as imagens presentes e quadros presentes em determinada página

A segunda opção permite que você aumente somente o tamanho dos textos escritos na página visitada. Para isso, pressione a tecla Alt para que a barra de ferramentas possa ser visualizada. Então, vá em Exibir > Tamanho da Fonte e escolha entre Muito Grande, Grande, Médio, Pequeno e Muito Pequeno.


Mozilla Firefox

Do mesmo modo como acontece no IE, o Firefox também pode ter seu zoom aumentado ou diminuído através do atalho de teclado. Segure a tecla Ctrl e então pressione + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para que o nível de aproximação volte a 100 %.

Você ainda poderá fazer o mesmo processo através do caminho Exibir > Zoom. O Firefox possui ainda um recurso a mais, pois nele é possível habilitar a opção Somente do texto e então alterar o nível de aproximação somente do texto através do atalho do teclado.


Opera

O Opera tem funções iguais as do Firefox, com exceção da opção de aumentar somente o tamanho do texto. Utilize o atalho com as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar ao nível normal de aproximação da página.

Estas alterações também podem ser feitas através da barra de ferramentas. Para isso vá em Exibir > Zoom e então selecione um dos valores pré-definidos ou então clique em + 100%, - 100%, +10% ou – 10% para aumentar ou diminuir a porcentagem da aproximação.


Google chrome

No Google Chrome você também tem duas possibilidades para alterar o nível de aproximação das páginas que visita. Utilize as teclas Ctrl e + para aumentar, - para diminuir e 0 (zero) para voltar o zoom ao normal.

Através da barra de ferramentas, você pode clicar em Controlar a página atual > Zoom e então escolha aumentar ou diminuir a aproximação de página visitada.